MELHOR EXPLICAÇÃO JavaScript LET CONST e funções
Resumo: Aprenda quando usar const, let e var. Artigo completo explicando as variáveis do JavaScript.
Continuando nosso aprendizado sobre JavaScript, vou começar pelas variáveis LET, CONST e funções. Vamos aprender de maneira rápida como instalar um editor e fazer nosso script em JavaScript.
Variáveis VAR, LET e CONST no JavaScript
O JavaScript possui três tipos de variáveis:
- Variável
var - Variável let
- Variável const
Variável VAR no JavaScript
O tipo var no JavaScript é o padrão para se declarar variáveis, ele surgiu com a linguagem e se mantém até hoje. Porém, seu uso é desestimulado. Iremos explicar o motivo ao final do artigo, pois, é necessário o conhecimento escrito aqui para se entender.
Para se declarar uma variável no JavaScript é muito simples, basta abrir um editor de código ou o notepad, criar um arquivo .js ou .html e escrever o seguinte:
//Arquivo de declaração .js var primeira_variavel = 1;
Caso seja em um arquivo .html:
<!DOCTYPE html> <html lang="en"> <head> <meta charset="UTF-8"> <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title>Primeira Variavel</title> </head> <body> <script> var primeira_variavel = 1; </script> </body> </html>
Note que no arquivo .html, precisamos colocar o nosso script entre as tags <script></script> e quando criamos o arquivo .js não precisamos colocar essas tags. Por que? Por que essas tags são de identificação do HTML, não do JavaScript. Tanto que no nosso artigo iniciando no JavaScript, explicamos isso.
O que é var no JavaScript?
A palavra var identifica na programação uma nova variável, ela é uma palavra reservada, ou seja, não podemos criar uma variável utilizando essa palavra “var”.
Quando criamos uma variável com o comando var estamos criando uma variável de uso global no JavaScript, ou seja, ela é interpretada no nosso código inteiro e pode ter seu valor alterado em qualquer local do nosso código e isso não é bom.
As vezes precisamos nomear variáveis com nomes que no futuro iremos precisar utilizar em um escopo específico.
Quando falamos escopo específico, ou escopo, quero me referir a um contexto, ou seja, a uma parte do código. Por exemplo, imagine que temos um loop, nós desejamos que a variável seja compreendida apenas dentro do Loop, ou seja, dentro do contexto,
//Código de exemplo JS mostrando os problemas do uso do var for (var i = 0; i < 5; i++){ } console.log(i) //Irá imprimir o valor 5, um valor que deveria estar dentro do seu contexto, não fora dele.
Não precisa entender o código acima, pois, iremos explicar ele. Apenas entenda que o uso de var, permite que os valores para um contexto sejam extrapolados para fora dele, o que é um problema. A solução disso é o Let e o CONST.
Variável LET no JavaScript
A variável Let resolveu o problema discutido no tópico acima. Ela foi criada especificamente para resolver o problema de contextualização no programa. Logo, a variável let existirá na memória somente dentro do contexto que ela foi escrita. Ou seja, se você criar uma variável let fora de todos contextos, então em qualquer contexto você terá acesso a ela, mas se você criar ela dentro de um contexto, você só poderá acessá-la dentro dele. Veja o Exemplo:
//Atualize a página do seu navegador para refazer o teste for (let i = 0; i < 5; i++){ } console.log(i) //irá imprimir um erro, pois, a variável let existe apenas no contexto dentro do comando for.
Agora vamos fazer um exemplo diferente, vamos colocar a variável do tipo let em um escopo fora do nosso loop (for). Você verá que ela é reconhecida até dentro de outros escopos por que ela foi criada acima do escopo, fora dos escopos, entendeu?
let i = 10; //Atualize a página do seu navegador para refazer o teste for (let e = 0; e < 5; e++){ console.log(i,'Variavel I no Loop'); //Irá imprimir a variavel por que ela esta em um contexto acima desse, portanto, ela já existe. } console.log(i) //irá imprimir a variavel i pois ela esta no mesmo nível de contexto que pedimos para imprimi-la.
Resumindo: O let sempre existirá no contexto em que é criado, isso se diz dentro do contexto todo em que criamos a variável do tipo let.
Variável CONST no JavaScript
A variável CONST veio para resolver outro problema, a atribuição de valores a uma variável que não deveria receber mais valores. Imagine que você declarou uma variável que não pode receber nenhum valor nem ser alterada, por motivos de segurança ou de lógica, isso não era possível antigamente com o tipo var. Mas hoje, usamos o tipo const para resolver isso.
const frete = 10.00; frete = 0; //Irá acusar um erro pois a variável frete já foi declarada e não pode ser alterada
A variável do tipo const, no caso, nem pode ser chamada de variável, pois, ela é uma constante, ou seja, possui um valor único e imutável.
Veja nosso exemplo:
No nosso exemplo feito no console do Google Chrome, o navegador mostra exatamente o que explicamos, quando criamos uma constante no JavaScript o valor não pode ser alterado.
Sempre que for programar em um contexto cujo a variável deverá ter um valor sem ser alterado, use o tipo const.
Gostou do artigo? Deixe sua dúvida ou comentário