Como apontar o servidor para um site / domínio
Resumo: Aprenda como apontar o seu servidor para o domínio. Ensinamos o que são os DNS.
Como apontar um servidor para o domínio
Como aprendemos anteriormente, apontamos o nosso NGINX para o domínio configurado e configuramos o nosso PHP-FPM para a porta do nosso NGINX, fazendo assim um proxy.
Agora precisamos falara para o servidor do domínio para quando ele receber alguma requisição, ele se ligar a outro servidor que é o linux que configuramos.
O nome desse apontamento se chama DNS (Domain Name System) Sistema de nome dos domínios. Ele serve especificamente para o apontamento, para se fazer a ligação e validação que um domínio pertence a um servidor.
O DNS é um Ip ou não?
Um dns pode ser um ip ou não. Isso depende dos tipos de DNS, existem 6 tipos de DNS:
- Tipo A
- Tipo CNAME
- Tipo AAAA
- Tipo MX
- Tipo TXT
- Tipo TLSA
Tipo A
DNS’s tipo A representam um IP, ou seja, caso você deseje apontar o seu site para um IP. Mas lembre-se, o IP deve ser fixo / estático, pois, caso seja dinâmico, ele irá mudar e você perderá a configuração certa.
Meu IP é dinâmico, o que fazer?
Para IP’s existem temos duas soluções:
- Adicione na sua assinatura do servidor um IP estático para ele, assim você poderá usá-lo como DNS.
- Crie um cname do seu site. Normalmente isso é possível quando configuramos rotas (AWS, Google Cloud).
A maioria dos servidores por assinatura, irão te fornecer um CNAME ao invés de um ip (Tipo A) ou um ipv4 (AAAA).
Tipo AAAA
O tipo de dns AAAA é um IPV4 ou seja, um IP mais longo, ele ainda não é tão utilizado no Brasil. O ipv4 surgiu devido a limitação de números que o ip comum possuí, logo, com o aumento de websites, foi necessário se criar um novo protocolo.
Tipo MX
O tipo de dns MX são usados para ligar o domínio com caixas de e-mail, ou seja, para o SMTP e o POP poderem confirmar e autenticar que o e-mail é valido para aquele domínio. Isso permite que a confiança dos servidores de disparo seja válida e seu e-mail não seja acusado como pishing ou fraude.
Tipo TXT
Dns do tipo TXT são dns’s de texto como o nome abrevia. Ele serve para outras configurações e validações. Por exemplo, vamos supor que você quer ter outra validação que aquele domínio / site pertence realmente ao seu servidor, logo, criamos uma chave do tipo txt e cadastramos nele. Isso é outro ponto importante em segurança.
Tipo CNAME
O DNS CNAM é um dns que em sí é outro domínio. Por exemplo, caso você deseje que o seu subdomínio ou domínio também tenha validação em um acesso na web, o CNAME é útil. Exemplos:
- Cadastrar subdomínios com referência a outro site ou sistema.
- Cadastrar o domínio principal com a hospedagem fornecendo um CNAME.
Tipo TSLA
O DNS do tipo TSLA é um DNS que cadastramos para mais uma vez validarmos chaves, como por exemplo, SSH ou TSL. É mais uma maneira de garantirmos segurança para nosso servidor.
Alguns serviços pedem que algum DNS seja do tipo TSLA para averiguarem que o domínio realmente é seu e para evitarem fraudes.
Apontando os registros para os DNS
Agora irei mostrar uma imagem de como o apontamento ficaria, a imagem é um exemplo real:
Viu? Nessa imagem temos o uso do registro A para apontarmos um domínio para um IP estático / fixo. Temos a configuração de TXT e de um CNAME.
Espero que tenham gostado e que tenham aprendido a configurar o DNS da nossa máquina.
Gostou do artigo? Deixe sua dúvida ou comentário