Namespaces no JavaScript! Sim eles existem!

  1. Encontre seu código
  2. JavaScript
  3. Namespaces no JavaScript! Sim eles existem!

Resumo: Como funciona os namespaces no JavaScript? O que São? Jamais tenha dúvidas depois de ler esse artigo.


Em todas programações existem namespaces, e isso não seria diferente no JavaScript!
As vezes podemos pensar que no JavaScript alguns padrões são “diferentes” pela linguagem estar sendo aprimorada. Se você pensa isso, esta errado!

O que são Namespaces

Namespaces como sua tradução, seria nomenclatura do escopo, nome do espaço. Ou seja, é quando você quer nomear um conjunto de códigos para ser mais fácil o entendimento, a referência, ou a chamada desse código.

Namespaces são apenas uma organização

Os namespaces foram introduzidos devido a várias partes diferentes do código terem funções com o nome semelhante, por exemplo, no Encontre seu Código, nós já falamos sobre um padrão útil na criação de objeto que é inicializar seu código criando uma função chamada init() , veja mais em Objetos a Raiz do JavaScript.

Com o crescimento do código, classes ou objetos, você iria ter várias funções init(), e com isso, ficou complicado diferenciar qual função era de qual código. Dai vieram as classes e objetos organizados.

Surgimento de namespaces

Mas mesmos com as classes, isso começou a se tornar complicado, pois, você tinha uma classe ou objeto semelhantes mas para fins diferentes, por isso colocaram o namespaces.

Imagine que você precisa de um código sobre pagamentos, porém, você tem pagamentos de fornecedores, pagamentos de pessoas físicas, jurídicas, CLT e avulsos.

Logo, o namespace foi introduzido para você identificar de qual contexto aquela classe / código pertence.

Simples né?

Nota: Os namespaces são nomeados com o contexto que você quer, ou seja, você escolhe os nomes deles. Mas cada linguagem de programação tem suas regras para isso.

Namespace no JavaScript

Os namespaces como já entendemos, são nomeclaturas para organização, logo, no JavaScript, eles representam como as variáveis que associamos nossas Classes (Entenda tudo sobre classes no JavaScript) e Objetos.

Exemplo ruim:

const outrafuncao = new Salario();
outrafuncao.init();

Esses exemplos acima são horrível! Pois, a classe foram associados a nomes extremamente diferentes do escopo. Ou seja, os namespaces estão incorretos.

Exemplo bom:

const salarios = new Salario();
salarios.init();

Assim é associado um uma variável correta a classe. Ou seja, o namespace esta mais coerente com o contexto.

Conclusão de namespace e JavaScript

A abordagem de namespace em JavaScript é diferente no sentido de sintaxe, porém, o conceito é o mesmo. Você deve nomear o seu grupo de códigos, no caso, a variável que associa aquela classe, função ou objeto, com o contexto que será usada. Assim o programador pode entender de maneira mais fácil o que representa aquela variável e suas heranças dentro do código.

Exemplos de namespaces

  • Você esta construindo uma aplicação para tratamento de erros, logo, um namespace poderia ser ErroTreatment
  • Você esta programando um Helper JavaScript para colocar strings em maiúsculas, um bom namespace poderia ser toLowerCaseHelper.
  • Você esta programando uma classe JavaScript para funções financeiras matemáticas, um bom namespace poderia ser MathFinancial.

Entendeu qual é a lógica?

Gostou do artigo? Deixe sua dúvida ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *