O que é git e github

  1. Encontre seu código
  2. Git e Github
  3. O que é git e github

Resumo: O que é git e github


Git e github o que são?

GIt e github são duas coisas separadas mas que trabalham juntas.

  • O Git é o serviço de versionamento do seu código, arquivo, livro, documento ou trabalho.
  • O GitHub é o repositório online onde o seu código, arquivo, livro ou documento é salvo na internet.

O Git então é o software que faz o versionamento, o GitHub é o servidor que armazena esse código online.
Existem outros além do github como o gigtlab e bitbucket que fazem esse serviço.

Git é gratuíto

O Git por ser um software de versionamento, pode ser usado gratuitamente em seu computador ou servidor, e para isso, temos os comandos que podem ser usados nele para definir o qual é nosso servidor de armazenamento.

A história do git

O Git começou para resolver um problema que os desenvolvedores tinham. Quando a equipe estava trabalhando junta em um software ou uma equipe estava desenvolvendo um produto, cada profissional tinha uma demanda sobre uma parte do projeto, mas, todos deveriam ter acesso as últimas atualizações do projeto.

Antes do Git se usava um programa de versionamento, porém ele sempre baixava todo o código e era necessário estar online para seu funcionamento, o que causava problemas quando a conexão com a internet não estava funcionando, pois, os colaboradores do projeto por vezes mexiam nas mesmas partes do projeto quando a internet não estava funcionando, tendo como consequência uma incompatibilidade e perca de alguns trabalhos.

A solução

Com isso o Git foi criado, para se poder versionar o projeto, ou seja, colocar versões nele para se definir as mudanças que foram feitas, e para resolver o problema da internet o Git envia somente o que foi alterado no projeto ao invés de atualizar todos arquivos.

Github é o servidor de armazenamento

O Github funciona com o Git assim como outros serviços citados, como o GitLab e o Bitbucket. Esses são os servidores que armazenam online nosso projeto, código ou trabalho.

Eles foram criados pensando em resolver o problema que ocorria quando o servidor local que armazenava todo o código dava problemas. Logo, ter esse servidor online possibilitaria que de qualquer computador o código fosse baixado.

Custos

O Github, GitLab e BitBucket tem planos pagos e planos gratuítos.

Seus links são:

Uso dos serviços

Todos serviços tem suas diferenças, entretanto todos fazem a mesma função que é o versionamento de código e a colocação de comentários a cada mudança do conteúdo do documento ou código enviado.

Outra funcionalidade muito útil é que podemos colocar um manual de uso para quem for utilizar nossa solução, por exemplo, imagine que você tem um software e quer colocar o manual de instrução, as plataformas de serviço de versionamento permitem isso.

Como o git / github funciona?

O Git funciona criando um hash a cada commit que fazemos no nosso código. Um commit é uma alteração desse código que fica em um diretório diferente chamado stage, sempre precisamos deixar comentários no commit sobre o que fizemos de alterações ou incrementos. Dessa maneira fica simples o entendimento do nosso trabalho por outras pessoas que irão usar o git e seus serviços.

Exemplo de um hash emum commit do git.
Exemplo de um hash emum commit do git.

O Hash é um conjunto de letras, caracteres e números que funciona como um identificador único da nossa alteração, com isso, o git compara se o hash que esta online (GitHub, GitLab ou BitBucket) é o mesmo, caso não seja, ele sabe que há alguma alteração a ser feita.

Github

A imagem do github é um gato com tentáculos de um polvo. E isso representa exatamente o que é o github.
O Github é um repositório online que possui vários branchs (braços, tentáculos) que na verdade são diretórios.
Esses diretórios são criados conforme você ou sua equipe acordam e não a limites de diretórios para se criar.

Você encontra o git para download no https://git-scm.com/.

Para que servem os diretórios do Github

Os diretórios do Github servem para o versionamento do código ou trabalho.
Imagine que você tem um site, livro ou software em desenvolvimento, e você tem a versão de teste e a oficial.
Logo, seria interessante você criar um diretório (branch) para uma versão de testes, normalmente chamamos de develop esse diretório. E você também deve ter o oficial, que é o livro com suas partes já definidas ou o software já estável, que no caso seria o branch nomeado como master.

Mas imagine que em uma parte do código, você precisará mexer novamente, e você não quer que essa tarefa esteja somente no seu computador, logo, você pode criar branches referente ao diretório develop.

Com isso você teria o controle de quais tarefas estão sendo desenvolvidas para quais projetos, o oficial ou o de desenvolvimento.

Com a conclusão dessas tarefas você envia os arquivos para seus respectivos branchs, e a partir dai, você unifica esses branchs com o diretório pai.

Um exemplo dos diretórios branches no github
Exemplo de branches no github / gitlab / bitbucket

Na imagem acima podemos ver o branch Main que é o principal do projeto, o branch Bugfix e o branch Feature.

Perceba que foi colocado partes do código no bugfix, alterado duas vezes e depois foi juntado ao branch main. A mesma coisa foi feita no branch feature.

Assim podemos controlar melhor nosso código e suas atualizações.

O GitHub nos mostra a linha do tempo

Não só ele, assim como outros e várias extensões que podemos instalar no nosso computador, o GitHub, GitLab e BitBucket nos permite visualizar as alterações em suas respectivas ordens na fila, ou seja, qual foi feita primeiro, qual foi feita em segundo e assim por diante. Com isso, o gerente do projeto pode ter uma visualização e controle sobre o que foi feito e quem o fez.

Isso também da poderes para o gerente do projeto poder alterar ou organizar essas alterações.

GitFlow

GitFlow é o nome dado ao que exemplifiquei acima, é o processo que criamos usando o Git e os demais serviços criando branchs para poder darmos uma continuidade no projeto evitando bugs no ambiente de produção e evitando o conflito de códigos. Porém, saiba que o conflito de códigos pode acontecer e há ferramentas para resolver eles, irei explicar a vocês mais a frente.

Exemplo de branch no github
Exemplo de branch no github

DevOps

Um dos conhecimentos necessários para se tornar um DevOps é ter plenos conhecimentos em Git, GitFlow e seus comandos assim como a solução de conflitos. Iremos tentar ensinar esse conhecimento a vocês.

Assim terminamos a introdução sobre git e github, nos próximos artigos iremos nos aprofundar cada vez mais.

Gostou do artigo? Deixe sua dúvida ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *